Seu negócio está parado? 6 dicas para crescer em 2020

Seu negócio anda parado e você não tem ideia de como virar o jogo? entāo esse texto é para você.

Ter o próprio negócio exige persistência, esforço e muita criatividade. Nem sempre é fácil ser comerciante. Mesmo podendo trabalhar com autonomia, são impostos, contas, compras, reposições e controle de estoque, pagamento de funcionários, precificação, divulgação e uma série de outras atividades que ocupam dias, noites, fins de semana e até feriados, tudo com o objetivo de ver o tão sonhado negócio frutificar e crescer.

Veja abaixo 6 dicas para você fazer o seu comércio crescer.

  • Conheça seu cliente

Um dos principais pontos para quem quer fazer um comércio prosperar é conhecer profundamente sua clientela. Essa é a porta para o sucesso. Mas não pense que basta saber apenas as preferências do seu público-alvo. Você deve conhecer a quantidade de pessoas que podem se interessar por suas mercadorias, entender melhor seus hábitos, rotina, comportamentos. Assim, você consegue personalizar seu produto ou serviço, conquistando e fidelizando seus clientes. Com isso, também é possível surpreendê-lo com novidades – por isso é essencial estar sempre bem antenado nas tendências – e ainda atrair um público ainda maior.

  • Crie oportunidades

Outro ponto importantíssimo para quem quer sobreviver no meio de vários concorrentes e, acima de tudo, destacar-se é correr atrás de vendas. Não espere que nada caia do céu. Sabe aquele horário em que há uma queda no movimento? Ele é essencial para arregaçar as mangas e colocar toda a equipe para trabalhar trazendo os clientes para a sua loja. Use o telefone, email e até WhatsApp para tentar convidar o cliente para ir até a loja conhecer o que tem de novo ou ainda aproveitar uma promoção.

  • Organize suas finanças

Pode parecer óbvio, mas a organização financeira é um dos principais fatores para o seu negócio ter sucesso. Estando ou não no vermelho, o controle total do fluxo de caixa é primordial para que seu negócio consiga crescer. Anote tudo: saídas, entradas e inclusive previsões futuras. Para isso, comece uma planilha simples e, quando puder, invista em um software de gestão para facilitar o processo. Só tendo uma noção real da situação financeira da sua empresa é possível programar um crescimento saudável do seu comércio.

  • O mundo digital é essencial

Você certamente usa o seu computador ou celular para pesquisar produtos, fazer compras, contratar serviços, pagar contas, ficar por dentro das novidades e se conectar com amigos e familiares, não é mesmo? Então, mesmo que o seu negócio ainda não esteja no universo digital, pelo menos você já sabe a força dessa presença! Seus consumidores, assim como você, também estão on-line. E outros vários futuros clientes também. Não deixe sua empresa passar em branco. Hoje isso é mais que um diferencial, passou a ser essencial. Que tal começar pelas redes sociais? Use-as para divulgar novidades, convidar para promoções e lançamentos e ainda se relacionar com seus clientes. Quando possível, vá mais longe: venda pela internet. Isso pode ser um pouco mais complicado e provavelmente você precisará de ajuda especializada, mas é um passo grande e importante para a expansão do seu negócio. caso precise de uma ajudinha inicial ou queira elevador o nível do seu negócio conte comigo, posso lhe ajudar, bastar entrar em contato através do nosso site

  • Acompanhe a concorrência

Um empreendedor que quer crescer deve estar sempre de olho em tudo o que acontece ao seu redor. Fique sempre atento a tudo: mercado, concorrência direta e indireta, seus próprios clientes e pessoas que podem ser clientes em potencial. Saber o que está acontecendo no seu ramo de negócio pode ajudar você a encontrar oportunidades e definir as próximas ações.

  • Tenha persistência

É difícil que alguma empresa comece e no outro dia já esteja fazendo sucesso. Tudo é resultado de trabalho duro somado a todas as outras dicas que já demos por aqui. Dê o seu máximo, busque sempre melhorar e, se achar que o seu negócio não está indo pelo rumo correto, procure ajuda especializada, como a consultoria do SEBRAE. Não desista no primeiro desafio. Uma empresa de sucesso é como um muro que é construído todos os dias, tijolo por tijolo, até chegar ao objetivo.

 

Texto retirado do site Simplic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *